www.institutopackter.com.br 
 
 

Filosofia Clínica - Intensivo em Prática Clínica

             

 

 

Uma carta explicativa - Programa de Cartagena

Intensivo em Prática Clínica

 

amanhecer no mar caribenho, junto à Cartagena

 

Prezado colega,

 

Observe esta bela imagem do mar do Caribe, uma enseada em uma aldeia em algum lugar entre a República Dominicana, Cuba, Panamá. Ela diz muito dos trabalhos que realizaremos em Cartagena e que passo a explicar a seguir.

 

Há tempos estudiosos em Filosofia Clínica solicitam um evento no qual possam ter uma imersão no exercício prático dos procedimentos clínicos. Ainda que desde os estágios em clínica este treinamento ocorra, não tivemos um momento para de fato podermos exercitar unicamente os procedimentos clínicos por vários dias, com profundidade, com base em historicidade e Estrutura do Pensamento, didática e metodologicamente pesquisando junto aos alunos.

 

Conseguimos enfim proporcionar este estudo mais demorado, detalhado.

 

O procedimento é simples e familiar aos estudiosos em Filosofia Clínica: cada colega inscrito escreve sua própria historicidade com vagar, minuciosamente, em ao menos cinco laudas, imprime e guarda. Em Cartagena, em uma de nossas caminhadas rumo ao centro histórico, em uma enseada, na sala de auditório, em algum lugar acolhedor e amistoso chamarei o colega e proporei tratarmos de um tema existencial presente em sua historicidade. Se o colega se sentir disposto e acolhido a trabalhar, iniciaremos a dinâmica da prática clínica, sob a observação dos demais colegas. A cada vinte minutos de trabalho, aproximadamente, faremos paradas para que os demais participantes possam colocar dúvidas, questões, reflexões, sempre respeitando os ensinamentos que partilhamos em Filosofia Clínica, o respeito, o humanismo, a ética.

 

Objetivo principal deste trabalho em Cartagena: um caminho para a fluência nos procedimentos clínicos.

 

Alguns colegas alcançam fluência na colheita categorial, no acompanhamento historiográfico da pessoa, na consideração da Estrutura do Pensamento, e apresentam dificuldade na aplicação dos elementos submodais: os procedimentos clínicos.

 

Convido você, estudioso em Filosofia Clínica, a participar deste cativante empreendimento.

 

Para que colegas que por razões de trabalho, calendário, outras não podem ir a Cartagena, este trabalho será realizado em escala menor em várias cidades pelo Brasil, a começar de Chapecó, no Instituto de Filosofia Clínica Vale do Rio Uruguai (acesse aqui o evento).

 

Um abraço,

 

Lúcio Packter

 

                                                                             clique aqui para retornar à pagina do evento