www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

Índice

 

Programa

 

Endereço do

Instituto Packter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                  

Semana de Estudos 2017 & Instituto Packter

                     Porto Alegre / Torres , 22 a 29 de julho  -

 

Meu caro colega,

A Semana de Estudos 2017 é o corolário dos trabalhos que temos realizado nos últimos quatro anos.

Em 2013 trabalhamos as Autogenias: horizontais, verticais, transversais. Em 2014, um prefácio às Sinonímias. Em 2015, mediante a solicitação dos centros de formação, um aprofundamento na fundamentação teórica e prática das Autogenias, bem como os segmentos de entrada nos espaços sinonímicos; uma pesquisa demorada e profunda, realizada no sul do Uruguai. Em 2016, os conectivos, as pontes, as rotas evidenciando um dos caminhos possíveis entre aqueles elementos avançados e complexos da Matemática Simbólica: as analíticas de linguagem. As estradas não foram mostradas pelo logicismo, por fenomenologia, por outros métodos; os motivos pelos quais utilizamos como critério as analíticas de linguagem foram explanados durante as atividades.

Em 2017, o desfecho desta parte das pesquisas, o que inclui o lançamento de suas obras ao longo do próximo ano.

Compreender o Mundo como espaço de Representação é um aspecto fundamental em Filosofia Clínica. A longa trilha desde os tópicos estruturais levará muitos estudiosos a considerar o Mundo como Criação, os elementos gerais dos eventos estruturalistas da EP conduzindo aos encadeamentos reticulares de EPs. Mas isso ainda é um começo, pois a tessitura da construção reticulada logo pode seguir adiante formando os eventos complexos que prescindem a organização em modos de rede. O que vem a seguir?

O filósofo clínico, um especialista na arte de estudar estruturações de pensamento pode também, entre as funções que desempenha, participar da construção de EPs? Provavelmente, sim.

Mas quais são os critérios? Quais os cuidados, os caminhos, as implicações? Estudiosos de diversas áreas há tempos estão montando EPs. Hefesto construiu para a oficina que possuía Talos, um humanóide confeccionado em bronze; depois, naqueles escritos de 1230, Villard de Honnecourt evidenciava anjos que moveriam a cabeça rumo ao sol; o Estado de Hobbes; o desenho dos limites do que a razão pode conhecer em Kant; por todas as partes surgem construtores de EPs, das mais singelas, das mais pujantes - como teoremas sobre a alma.

Em nossos trabalhos durante a Semana de Estudos 2017 pesquisaremos o que tem a Filosofia Clínica a tratar sobre o tema, os caminhos, as implicações, a praticidade.

Repito e renovo as palavras que disse em outras edições: a cada um de vocês as minhas boas vindas a mais uma Semana de Estudos, o evento mais antigo, mais longo, na Filosofia Clínica. Durante uma semana caminharemos por areais, colinas, conversaremos ao pé da lareira, estudaremos filmes, livros, teremos longas conversas. Torres, a acolhedora aldeia na praia, ao norte do Rio Grande do Sul, mais uma vez nos receberá carinhosamente para os nossos estudos.

  A cada um de vocês o meu carinho, a minha gratidão!

  Um grande abraço,

        Lúcio Packter