Para acessar a conferência editada, clique aqui.

Explicação - a conferência realizará um estudo dirigido sobre aspectos que usualmente aparecem em clínica originando questões como a dimensão exacerbada das opiniões de outras pessoas, outros contextos, na trajetória existencial de uma pessoa.

1. Definições e localizações das questões.

2. Dilemas, caminhos.

3. Espaços.

"Paradoxalmente, a pressão é mais difícil de resistir, enfrentar e repelir quando não recorre à coerção flagrante nem ameaça com a violência. A ordem “você deve (ou não deve) fazer isso ou aquilo” estimula o ressentimento e alimenta a revolta. Por outro lado, a sugestão de que “você quer isso, você o merece, você deve isso a si mesmo, você pode consegui-lo, logo, vá atrás” apela a um amour de soi sempre faminto por elogios. Nutre uma auto-estima eternamente insaciada e encoraja a exploração do inexplorado…

Em nossa sociedade de consumidores, o impulso de replicar o estilo de vida atualmente recomendado pelas últimas ofertas do mercado e louvado por seus porta-vozes, pagos ou voluntários – e também, por conseqüência, a compulsão de revisar perpetuamente a identidade e a persona pública –, deixou de ser associado à coerção (uma coerção externa, e por isso particularmente ofensiva e irritante). Tende a ser percebido, ao contrário, como manifestações da liberdade pessoal (lisonjeira e gratificante). Só se a pessoa tenta optar por sair e retirar-se da busca de uma identidade evasiva, permanentemente inacabada, ou se ela é rejeitada e eliminada da busca, ou recusada a priori, é que vai aprender como é limitada essa liberdade – como são poderosas as forças que possuem e/ou administram a pista de corrida, vigiam as entradas e estimulam os corredores a correrem; e só então essa pessoa vai descobrir como é severa a punição dada aos infelizes ou insubordinados."

    Trecho de A arte da vida, de Zygmunt Bauman

 


Local - rua Coronel Jucá, 330. Apto 103. Bairro - Meireles. Fortaleza

(o conferencista falará com transmissão ao vivo)

Inscrições - clisiafelix@hotmail.com

Número de vagas - 12.

Investimento - 60,00

* Obs.: não é fornecido certificado aos participantes.