Meditações por
Semioses Cruzadas
com Lúcio Packter
sábado, 26 de
maio de 2018
9h00 - 12h00
- como o pensamento
usualmente se comporta
- características
de um pensamento amistoso
(a educação do pensamento)
- estradas de
acesso ao
pensamento
- o que é a
meditação por semioses cruzadas
- experimentando
os procedimentos iniciais
14h00 - 19h00
- treinamentos,
correções, ajustes
Ouça o curso em
uma edição de áudio, uma síntese:
clique aqui.
Um trecho
do texto publicado na revista de Filosofia, Editora Escala, sobre
Educação do Pensamento:
"Há quem divida as coisas de tal forma que o que é visível é
educado, penteado, possui vida pública; os invisíveis da vida, como
o pensamento, podem ser deixados aleatórios, soltos, selvagens em
seus domínios, mal criados. Não é liberdade, é desleixo. Não é
autonomia, é descuido. É negligência também. Mas isso somente se
estende aos invisíveis. Quando o pensamento se torna visível,
segundo a métrica de quem o divide assim, então imediatamente ele se
torna educado e solícito, social, mostra urbanidade. O pensamento se
torna visível quando a pessoa vai expor um assunto no qual acredita,
por exemplo. Mas, ainda assim, em tal caso há dois pensamentos
básicos: um é educado segundo os preceitos mais profundos da
hipocrisia convencionada; o outro, sincero e desleixado, desmazelado
e porco, não aparece.
Alguns que dividem as coisas desta forma, pelo próprio estilo
alcoviteiro, oculto, esquivo com que moldam ao relento suas ideias,
podem achar que têm neste pensamento subsidiado um aliado. Os
motivos pelos quais alguns creem nisso vai da proteção que dão à má
educação até certas cumplicidades que só são subscritas nas alcovas
de porão, sem passagem para a luz.
Eis que um dia o sujeito está alquebrado pela vida, mal sucedido em
suas empreitadas de vivente urbano. Precisa de forças, de amizade,
de quem lhe dê tapinhas às costas. A parte que educou de seu
pensamento vai tratar disso, marcará os exames cardio respiratórios,
procurará amenidades e buscará os auxílios. A parte má educada pode
incomodar com incriminações; tachar, inculpar, imputar faltas ela
usualmente poderá fazer; e, como é aleatória, mimada, inexperiente
em coisas que exigem educação, chutará para os vários lados, contra,
a favor, nem sempre separando as coisas; pode se tornar
intransigente, irritadiça e recorrente em suas constantes
interferências no humor, na alma, na pouca alegria que ainda resta
para viver.
O pensamento mal educado não é mau, é apenas mal educado. Ele se
comporta como um filho que não recebeu instruções de urbanidade, não
sabe respeitar um velho pai, nem a si mesmo, e quando tenta fazer
isso é usual que tudo se passe ao contrário.
Por que não educar o pensamento, tal qual fazemos com a higiene, a
alimentação? Educação rima com liberdade, com cabresto, com
autonomia, com escravidão. Em alguns casos é até mais indicado um
pensamento mal educado do que conceitos vitorianos; em alguns casos.
A educação do pensamento seguirá os indicativos do que é próprio,
pertinente, peculiar a cada pessoa. Não existe aqui uma regra, mas
uma intenção. Educar segundo o que está em movimento desde cedo. Por
exemplo: um sujeito com propensão a artífice que vai lidar com ferro
recebe instruções neste sentido, assim como uma pessoa dócil e
inclinada kantianamente aos preceitos exatos receberá réguas e
esquadros para desenhar seus conceitos.
Um trecho de um escrito de Amadeu Amaral como ilustração:
“Para um simples passageiro de bonde, as ideias são como os bilhetes
de loterias: é preciso jogar em muitas, para ter probabilidade de
acertar em alguma. E ainda o melhor é não acertar. Criar fama de
rico é uma das mais graves maçadas que possam cair sobre quem não
necessite de tanto numerário. Responsabilidade social muito pesada.
Admiradores. Compromissos. Facadas, amabilidades, invejas, intrigas,
amofinações... Que bom travesseiro, a pobreza! A mim, o que me fez
sorrir diante do louva-a-deus foi o riso dos outros, tão
saudavelmente natural e estúpido. E foi também o próprio
louva-a-deus, natural e bobo como esse riso.”
Lúcio Packter
Inscrição
O
participante pode realizar o curso presencialmente, no Instituto
Packter, em Porto Alegre, ou a distância, via Skype.
Para
efetuar a inscrição, o participante deve nos enviar o nome completo,
endereço atualizado e o CPF:
institutopackter@uol.com.br
Enviaremos então um boleto bancário no valor de 260,00. O boleto
deve ser quitado até o dia 24 de maio. Se o participante desejar
realizar o curso a distância, ele deve nos encaminhar o endereço de
Skype para cadastrarmos no sistema.
Número de
vagas: presenciais (9); pelo Skype (9).
*
observação: grupos podem participar a distância. Em tal caso, o
custo pelo grupo é de 500,00, desde que se respeite que o número
máximo de participantes por grupo é de 5 pessoas.
Funcionamento
Pontualmente às 9h00, horário de Brasília, o curso iniciará em Porto
Alegre, no Instituto Packter. A tolerância para atraso é de 30
minutos.
Os
participantes presenciais receberão cadernos e canetas.
Lúcio
Packter conduzirá os trabalhos.
Pausas
para lanches serão realizadas.
É
expressamente proibido gravar os trabalhos. O Instituto Packter
providenciará a gravação do curso. Posteriormente, após edição, esta
gravação será enviada como cortesia a cada participante.
* não é
emitido certificado neste evento. |