Curso Livre de Especialização em Filosofia
Clínica,
da Dra. Idalina Krause, com o
apoio do Instituto Packter
Nova Turma presencial Porto Alegre - 2019
Informações para
matrícula e Plano de ensino
Pré-Requisito: o curso de
especialização em Filosofia Clínica é oferecido a quem possui
graduação em filosofia ou em qualquer outra área do conhecimento com
diploma certificado pelo MEC.
Professora titular: Dra. Maria Idalina Krause de Campos (mais
professores convidados).
Periodicidade: Semanal, presencial com aulas no Instituto
Packter, Av. Lucas de Oliveira 1937, terceiro andar, bairro
Petrópolis – Porto Alegre/RS.
Dia da semana e horário: Segundas-feiras das 14h às 17h.
Data de início: 18 de novembro de 2019 (perfazendo 24 meses –
habilitação à pesquisa).
Documentação para matrícula: a) Cópia autenticada do Diploma de
graduação; b) Cópia simples da Carteira de Identidade e CPF; c)
Cópia simples do Histórico Escolar; d) Cópia do comprovante de
Residência; e) Uma foto 3x4.
Matricula: 120,00
Mensalidade: 320,00
Vagas: 12 alunos
Contatos para envio de currículo e agendamento de entrevista:
(51) 98621 4902 – idalinakrause@yahoo.com.br
(51) 3330-6634 -
institutopackter@terra.com.br
(a secretaria repassará à Idalina Krause os dados)
Informação importante:
Trata-se de um Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica
com habilitação à pesquisa certificado pela ANFIC (Associação
Nacional de Filósofos Clínicos) com o apoio do Instituto Packter de
Porto Alegre. Portanto, não conta com a certificação do MEC.
Plano de Ensino -
Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica
Súmula do curso
Aborda os conhecimentos filosóficos acadêmicos voltados para
atividade clínica, o que possibilita uma leitura e análise do
funcionamento da singularidade do sujeito no seu trânsito pelo
mundo.
Estimula e realiza uma abordagem terapêutica direcionada para as
demandas práticas do cotidiano, ou seja, faz uso da fundamentação
teórica e do método da Filosofia Clínica como instrumento para o
autoconhecimento existencial.
Objetivos
A formação em Filosofia Clínica visa: a) a formação Teórico/Prática
que habilitará o aluno ao trabalho investigativo relacionado às
questões existenciais; b) busca a problematização dos conflitos
existências marcados pela multiplicidade e pela diferença oriundas
das relações interpessoais em seus aspectos: éticos,
epistemológicos, axiológicos e conceituais; c) introdução dos
estudantes em formação na prática da pesquisa em Filosofia Clínica,
visando o desenvolvimento do pensamento investigativo no trato de
questões oriundas do ambiente terapêutico e da vida, para a produção
de novas possibilidades para o trabalho no campo da clínica
filosófica.
Cronograma/Temas/Conteúdos Programáticos
(24 meses com habilitação à pesquisa)
Bloco I – Introdução à Filosofia Clínica
Apresentação do programa do curso e Introdução ao Bloco I
Movimentos de pensamento: perspectivas e teorizações contemporâneas
sobre a propedêutica da Filosofia Clínica.
A arte da escuta atenta
Historicidade
Exames Categoriais: 1) Assunto imediato ou último; 2) Circunstância;
3) Lugar; 4) Tempo; 5) Relação.
Bloco II -
Tópicos da Estrutura de Pensamento
Bloco III -
Submodos Informais
Bloco IV –
Submodos e procedimentos clínicos - Prática Clínica: estudo
de caso
Bloco V –
Cadernos médicos
Bloco VI -
Ética profissional e legislação da Filosofia Clínica
Bloco VII –
Clínica didática com estágio supervisionado
Bloco VIII –
Método de pesquisa
Trabalho de conclusão de curso (TCC).
Procedimentos/metodologia
O desenvolvimento dos Temas/Conteúdos Programáticos acontece via um
aporte metodológico matizado por: (a) Aulas expositivas com
discussões e debates sobre a temática e teorizações relativas à
Filosofia Clínica (b) Análise conceitual relacionadas a concepções
contemporâneas da filosofia da cultura e da sociedade (c) Estudo,
pesquisa, exercícios didáticos e experimentações em intersecção com
temas do curso e/ou área de formação, por meio de: diálogos em aula,
trabalhos em grupo, painel temático, estudo de caso, uso de vídeos e
música, aulas abertas, ensino com pesquisas. Serão usados aparatos
eletrônicos, tais como vídeo, fotografia, música, filmes,
videoclipes, multimídias. (f) estudo de artigos, periódicos e livros
de cunho filosófico, científico e literário; discussão livre e
semi-dirigida sobre temas variados; pequenas exposições, painéis e
leituras comentadas; análise de filmes e documentários; para o
refinamento da oralidade; exercícios analíticos e críticos da
realidade.
Avaliação
A avaliação vincula-se com o comprometimento e prazer de cada aluno
na participação nos encontros-aula; produtividade de práticas de
estudo, qualidade de teorizações e problematizações; experimentações
pertinentes em traduções do plano de pensamento voltado a Filosofia
Clínica; presença qualificada nas aulas e atividades propostas;
pensamento fundamentado em planos conceituais estudados; escrita
dotada de clareza, estruturação lingüística e um nível de
apresentação adequado dentro das temáticas abordadas.
Referência inicial de leitura e pesquisa:
PACKTER, Lúcio. Filosofia Clínica: propedêutica. Porto
Alegre: AGE, 1997.
PACKTER, Lúcio. Cadernos de Filosofia Clínica. Disponível em:
www.filosofiaclinica.com.br
KRAUSE, Idalina. A arte de compartilhar: filosofia Clínica.
Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda, 2007.
Observações:
a) este Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica é
da responsabilidade da Dra. Idalina Krause; conta com o apoio do
Instituto Packter; b) o curso será viabilizável com no mínimo seis
(6) alunos regularmente matriculados. |