www.institutopackter.com.br
 

     Pensamento e Cultura

- curso de verão -

com Lúcio Packter


             

 

 

 

 

8 de janeiro de 2019, terça-feira

19h00 - 20h20

 

 

* Tema - Caminhos do pensamento e suas relações com a cultura.

 

"Menina é feita, primeiro, de sonhos; basta olhar seu olhar de quem caminha com a pressa de chegar ao fundo de um oco mágico, pra onde – com seu colete, um relógio de corrente e passos muito apressados – um agitado coelho de olhos muito vermelhos a conduz com a certeza de que estão sempre atrasados."

 

Trecho de Menina das Estrelas, de Ziraldo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

9 de janeiro de 2019, quarta-feira

19h00 - 20h20

 

Tema do dia - Cultura sobre o Pensamento e o Pensamento em Cultura.

 

 

"Acusam o Estado brasileiro de um crescimento abusivo que precisaria ser podado para não asfixiar o empresariado. Querem o Estado mínimo dos neoliberais, socialmente irresponsável e servilmente confiante nas funções do mercado aberto como promotor do progresso. Um Estado imune ao clamor popular por emprego, casa e comida. Um Estado incapaz de intervenção na economia que não seja para beneficiar os ricos. Tudo isso fundamentado na ideologia do antagonismo essencial entre o Estado e a Sociedade Civil, entendida esta como o corpo de interesses das classes dominantes."

 

Trecho de O Brasil como Problema, de Darcy Ribeiro.

 

 

 

 

"...criamos uma estrutura destinada à preservação do status quo, o Estado Patrimonial, que se tem revelado imbatível. Seu último feito consistiu precisamente na cooptação do Partido dos Trabalhadores (PT), a organização que parecia destinada a minar seus fundamentos, notadamente no que respeita às relações do mundo do trabalho, onde o patrimonialismo havia estruturado sistema inamovível, com absurdos tais como a sustentação de sindicatos com base em impostos. Ao contrário de corresponder àquela expectativa, seria justamente o PT que empreenderia um passo que bem pode estar destinado a fechar-nos de vez à realização daquele que seria o nosso autêntico projeto nacional."

 

Trecho de Momentos Decisivos da História do Brasil, de Antonio Paim

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 de janeiro de 2019, quinta-feira

19h00 - 20h20

 

Tema do dia - Qual o alicerce daquilo em que se acredita?

 

"Algumas coisas são passíveis de crença porque comprovadamente verdadeiras. Mas muitas outras são passíveis de crença apenas por serem consistentes com uma visão de mundo amplamente difundida — sendo esta visão aceita como substituta dos fatos. Sujeitar as crenças ao teste dos fatos concretos é especialmente importante quando se trata de crenças econômicas, porque as realidades econômicas são limitações inescapáveis sobre a vida de milhões de pessoas, de tal maneira que diretrizes baseadas em falácias podem ter impactos devastadores. Compreender essas falácias, por sua vez, pode abrir oportunidades inimagináveis de uma vida melhor para milhões de pessoas."

 

Trecho de Fatos e Falácias da Economia, de Thomas Sowell

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11 de janeiro de 2019, sexta-feira

19h00 - 20h20

 

 

Tema - Aprendendo a dizer de outra forma.

 

"Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alaranjado brilhante. Por muito tempo moramos numa casa, como ele mesmo dizia, constantemente amanhecendo."

 

Trecho de Reunião de Poesia, de Adélia Prado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

12 de janeiro de 2019, sábado

19h00 - 20h20

 

Tema - Alternativas nova para velhos dilemas.

 

"Fiquei espantada com sua indiferença quando lhe falei sobre a instalação da saleta de estar. É necessário confessar a verdade. Sempre quis a verdade, e se a obtive é porque a desejava. Pois bem! Maurice mudou. Deixou-se devorar pela profissão. Não lê mais, não ouve música. (Gostava tanto de nosso silêncio e de seu rosto atento quando ouvíamos Monteverdi ou Charlie Parker.) Não passeamos mais em Paris ou nos arredores. Não temos mais verdadeiras conversas. Está se tornando parecido com seus colegas, que não passam de máquinas de fazer carreira ou de ganhar dinheiro. Sou injusta. Ele pouco se incomoda com o dinheiro ou o êxito social. Mas depois que, contra minha vontade, decidiu, há dez anos, especializar-se, pouco a pouco — e é justamente o que eu temia — endureceu."

Trecho de A mulher desiludida, de Simone de Beauvoir

 

 

 

 

 

 

 

 

  • retorno para a página principal

  •