Explicação - o curso será realizado em caráter presencial na Casa de Estudos Francisco de Assis, em Goiânia. As pessoas inscritas acompanharão textos comentados, um estudos com vídeo e livro, explicações, conversações com Lúcio Packter. O filósofo trabalhará os questionamentos, os fatores de desenvolvimento, os endereços existenciais.

 

(Antonio Tabucchi em entrevista a Fernando Eichenberg) "Minha língua natural, é claro, é o italiano. Mas línguas funcionam muito na memória. Mais para escrever, para falar consigo mesmo. Uma lembrança portuguesa, por exemplo. Se recordo essa lembrança em italiano, não será a mesma coisa. Tenho de pensar em português. Mas as línguas fazem parte da memória. Aliás, uma frase muito bonita que li recentemente diz o seguinte: “Podes esquecer numa língua e recordar em outra língua”. É bonita essa frase. Quem disse foi um psicanalista da linguagem que estudava escritores que, por vezes, utilizavam uma língua que não era a deles, como Nabokov, Beckett. Às vezes a pessoa sonha numa língua que não é a sua. A língua não é apenas uma comunicação, uma coisa mecânica, é também algo sentimental."
 


      Programa

 

Sexta-feira, 17 de janeiro

19h00 às 22h00

Os caminhos usuais de ser no Mundo, de Demócrito aos experimentos de Bohr. As oscilações, composições, contrastes entre materialismos e idealismos na caminhada humana. Os problemas, as questões.

 

Como ilustração, o estudo comentado da obra de Affonso Romano de Sant'Anna

 

 

 

 

Para acessar o áudio editado deste trabalho, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Sábado, 18 de janeiro

9h00 às 12h30

Segmentos avançados - Introdução

Estudo de O Garoto Inventado, de Julieta de Godoy Ladeira

 

 

14h30 às 18h00

Segmentos avançados - parte II - O Estudo das composições.

 

Durante o sábado, a ilustração de textos selecionados de Eric Nepomuceno, Luiz Vilela, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e Nélida Piñon como complementação à obra A Taste Of My Own Medicine, do médico Edward Rosenbaum, publicado em 1988 - representando no filme The Doctor, de 1991, com a direção de Randa Haines.

 

 

 

* não é fornecido certificado neste evento.

** os livros e o vídeo utilizados serão sorteados entre os participantes ao final do evento.

 


Número de Vagas- 20

Requisito - estudiosos interessados em Filosofia Clínica que compreendam a relevância de fundamentos como historicidade, Exames das Categorias, Estrutura do Pensamento.

Investimento - 165,00

Inscrições - Envie sua solicitação de inscrição para institutopackter@uol.com.br

Responderemos com as informações completas e dados de pagamento.