Atenção: vagas esgotadas!
Explicação - O que dizem os
espelhos? São apógrafos? Fazem eles traslações fidedignas da parte que
representam? Ou são construções de especificidades como duplicação, como
reprodução de um mesmo elemento? O que acontece quando o espelho mostra
algo que não sabíamos em nós? Ele ainda é espelho ao fazer isso?
Tome como um
exemplo de reprodução, ajuste e expansão do espelho o que segue. Gianni
Vattimo escreveu em seu livro Não ser Deus:
"Percorrer a Itália de cima a baixo, rodar o mundo, encontrar milhares
de pessoas de todos os tipos e em todos os continentes, dar aulas,
conferências, debates... foi e é uma das coisas mais belas e mais
afortunadas de minha vida. É uma atividade que recobre um espectro quase
infinito de sensações: esforço, divertimento, satisfação, afeição,
emoção, preocupação, novidade, estímulo intelectual.
...
Em julho
de 1964, eu não tinha nem trinta anos, Gilles Deleuze me convida para a
conferência internacional sobre Nietzsche em Royaumont, e lá – além de
conhecer Michel Foucault, Pierre Klossowski, Henri Birault – revejo Karl
Löwith, que já conhecia de Heidelberg. Encontro também Gabriel Marcel,
que vejo chorar de emoção durante minha apresentação. Meu Deus. Depois
me dizem que ele sempre chorava, estava idoso, as lágrimas lhe vinham à
toa, e a coisa dentro de mim se redimensiona um pouco."
Páginas
depois, Vattimo explica:
"Foi com
Gadamer, na verdade, que aprendi que toda experiência de verdade é
experiência interpretativa, um tema mais desenvolvido por meu mestre
Pareyson do que pelo próprio Gadamer. Um ato de conhecimento é algo que
diz respeito tanto a você quanto ao objeto que você interpreta: a pessoa
do outro, a obra que você lê. Você muda enquanto interpreta aquela
coisa, mas muda também a coisa porque cola-se por cima dela uma nova
interpretação."
Por outros caminhos, Charles Baudelaire em O Pintor da Vida Moderna
particulariza como espelhos podem ir além dos modelos que reproduzem
tornando os modelos "espelhos de seus espelhos" - em uma licença ao
texto de Baudelaire:
"Se
observarmos as exposições de quadros modernos, ficaremos impressionados
com a tendência geral dos artistas a vestir todos os personagens com
trajes antigos. Quase todos se valem das modas e dos móveis da
Renascença, como David se valia das modas e dos móveis romanos. Há,
entretanto, uma diferença: David, tendo escolhido personagens
particularmente gregos ou romanos, não podia senão vesti-los à antiga,
enquanto os pintores atuais, escolhendo personagens de uma natureza
geral, aplicável a todas as épocas, teimam em envolvê-los em trajes da
Idade Média, da Renascença ou do Oriente. Trata-se, evidentemente, de
sinal de grande preguiça, pois é muito mais cômodo declarar que tudo é
absolutamente feio no vestuário de uma época do que se esforçar por
extrair a beleza misteriosa que ele possa conter, por mais escassa ou
insignificante que seja. A modernidade é o transitório, o fugidio, o
contingente, a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e o
imutável."
Funcionamento
- Transmissão
pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de
livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.
Número
de vagas -
35
Como
efetuar a inscrição -
1.
Se
você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças
e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva
para
institutopackter@uol.com.br
informando que solicita uma vaga
para o curso "Os
Espelhos".
Não é necessário enviar qualquer outro dado.
Se não é aluno
dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf
e e-mail.
2.
Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando
uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde
que tenhamos vagas.
3. Enviaremos
até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre
os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.
4. Valor da
inscrição -
178,00 - para
alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo
Zoom.
263,00 - para
o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.
5. Não é
fornecido certificado neste evento.
6.
Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.
**
as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de
chegada dos e-mails.
*** ao
final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações
com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.
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