www.institutopackter.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inventários

um estudo filosófico

24 e 25 de junho  de  2022

 

 

Explicação -

 

Podemos inventariar experiências, emoções, situações de nossas vidas de modo a exercer sobre elas determinada seletividade sobre o que levar conosco pela existência  e de como podemos levar? Quando, quais as condições, isso é possível?

 

Quais os critérios e modos de alistar?

 

A forma e os conteúdos de arrolar conduz a quais desdobramentos?

 

Vejamos alguns exemplos.

 

Em sua obra Lições de Poética, Paul Valery escreveu:

 

"Observamos uma obra como um objeto, puramente objeto, isto é, sem colocar nela nada de nós mesmos além do que se pode aplicar indistintamente a todos os objetos: atitude essa que muitas vezes é marcada pela ausência de qualquer produção de valor.

 

Que poder temos sobre esse objeto que, desta vez, poder nenhum tem sobre nós? Mas nós temos poder sobre ele. Podemos medi-lo segundo sua natureza, espacial ou temporal, contar as palavras de um texto ou as sílabas de um verso; constatar que tal livro foi publicado em tal época; que a composição de um quadro é um decalque de outro; que há um hemistíquio em Lamartine que existe em Thomas, e que tal página de Victor Hugo pertence, desde 1645, a um obscuro padre François. Podemos assinalar que tal raciocínio é um paralogismo; que tal soneto está incorreto; que o desenho de tais braços é uma ofensa à anatomia; e determinado emprego de palavras, insólito. Tudo isso é o resultado de operações que podem ser assimiladas a operações puramente materiais, pois remetem a maneiras de superpor a obra, ou fragmentos da obra, a determinado modelo.

 

Esse tratamento das obras do intelecto não as distingue de todas as obras possíveis. Ele as coloca e as mantém nas fileiras das coisas e lhes impõe uma existência definível. Eis o ponto que se deve reter:

 

Tudo o que podemos definir distingue-se imediatamente do intelecto produtor e se opõe a ele. O intelecto no mesmo lance faz disso o equivalente de uma matéria sobre a qual pode operar ou de um instrumento com o qual pode operar.

 

Aquilo que foi bem definido pelo espírito é por ele colocado fora de suas realizações, e é nisso que ele mostra que se conhece e que não confia no que não é ele mesmo."
 

São muitos os exemplos e os modos. Mia Couto, em sua obra Caminho, escreveu em 2006:

 

"Esse que em mim envelhece

assomou ao espelho

a tentar mostrar que sou eu.

Os outros de mim,

fingindo desconhecer a imagem,

deixaram-me, a sós, perplexo,

com meu súbito reflexo.

A idade é isto:

o peso da luz com que nos vemos."

Nosso estudo será ilustrado com inspiradas obras e filmes.

 

Um abraço,

 

Lúcio

 

 


 

Funcionamento -  Transmissão pelo Zoom, som e imagem, com trechos selecionados e explicados de livros e de vídeos em destaque, mais conversações com Lúcio Packter.

 


 

Número de vagas - 35

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Inventários". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 183,00 - para alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 292,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

Retorno à página inicial

Retorno ao Programa