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Escolhas

os ajustes no caminho

29 e 30 de setembro de  2023

 

 

Explicação -

 

Em "Grande sertão: veredas", lemos:

 

"E entendi que podia escolher de largar ido meu sentimento: no rumo da tristeza ou da alegria — longe, longe, até ao fim, como o sertão é grande…

 

Arte que espiei arriba, levei os olhos. Aquelas estrelas sem cair. As Três-Marias, o Carretão, o Cruzeiro, o Rabo-de-Tatú, o Carreiro-de-São-Tiago. Aquilo me criou desejos. Eu tinha de ficar acordado firme. Depois, daí, vi o escuro tapar, de nuvens. Eu ia esperar, fazendo uma coisa ou outra, até o definitivo do amanhecer, para o sol de todos."

 

Riobaldo faz escolhas, depois promove redemoinhos em dúvidas, acaba recuando e avançando; depois que não fez progressos. Recomeça. Muitas de suas escolhas são apenas enganos. Assim, o que segue é algo que pode ser encontrado em qualquer parte das centenas de páginas do livro:

 

"Quem me ensinou a apreciar essas as belezas sem dono foi Diadorim… A da-Raizama, onde até os pássaros calculam o giro da lua — se diz — e cangussú monstra pisa em volta. Lua de com ela se cunhar dinheiro. Quando o senhor sonhar, sonhe com aquilo. Cheiro de campos com flôres, forte, em abril: a ciganinha, roxa, e a nhiíca e a escova, amarelinhas… Isto — no Saririnhém. Cigarras dão bando. Debaixo de um tamarindo sombroso… Eh, frio! Lá gêia até em costas de boi, até nos telhados das casas. Ou no Meãomeão — depois dali tem uma terra quase azul. Que não que o céu: esse é céu-azul vivoso, igual um ovo de macuco. Ventos de não deixar se formar orvalho…"

Como conceber, distinguir, divisar em almas agitadas, como é agitada a alma de Riobaldo, as escolhas? O que são elas? Onde estão?

 

Há muitos erros, achados, deslizes quando se considera as Escolhas na contemporaneidade. Joel Birman aponta alguns em sua obra "O sujeito na contemporaneidade: Espaço, dor e desalento na atualidade", como a ênfase no aqui, no agora:

 

"Para Fukuyama e Lasch, o que está em questão, de forma explícita e implícita, é a mudança crucial nas relações dos sujeitos com o espaço e o tempo, pela qual o primeiro tende a englobar o segundo. Assim, enunciar criticamente a emergência do fim da história e formular a perda de potência da temporalização na existência social, com a consequente impossibilidade na realização de rupturas e na inflexão de descontinuidades na experiência social, implica necessariamente o silenciamento da temporalidade e a expansão conferida à espacialidade. Ao mesmo tempo, a suposta hegemonia do narcisismo nos destina às miragens do eterno presente, na sua repetição do mesmo, no aqui e agora. Com isso, enfim, a experiência também se espacializa, condenada que fica à inexistência de qualquer horizonte de futuro."

 

Ao final de sua obra, Birman exclama:

 

"...alguns autores afirmam que assistimos hoje ao retorno da barbárie, no contexto agora triunfante da sociedade industrial e da mundialização. Retomam, assim, o mesmo significante de que se valeram Adorno e Horkheimer para caracterizar os efeitos do domínio da razão instrumental, na tradição ocidental, no contexto do pós-guerra."

As escolhas determinam e são condicionadas por elementos que podem mesclar muitos aspectos, alguns difíceis de acompanhar. Elias Canetti, em "A Consciência das Palavras", exprime um exemplo:

 

"Espaço para o saber, que ele não adquire em função de quaisquer objetivos reconhecíveis, e espaço para os seres humanos, que vivencia e assume por meio da metamorfose. No que se refere ao saber, só pode adquiri-lo com os processos honrados e puros que determinam a estrutura interna de cada ramo do conhecimento. Porém, na escolha desses domínios do saber, que podem distar muito uns dos outros, o poeta não é guiado por nenhuma regra consciente, e sim por uma fome inexplicável. Uma vez que se abre para seres humanos os mais distintos e os compreende da maneira mais antiga, pré-científica, ou seja, através da metamorfose; uma vez que, com isso encontra-se interiormente em movimento contínuo, que ele não pode enfraquecer e ao qual não pode pôr um fim — pois não coleciona seres humanos, não os coloca ordenadamente de lado, mas depara com eles e, vivos, os acolhe —; e uma vez que experimenta por meio deles choques intensos, é bem possível que a súbita mudança em direção a um novo ramo do saber seja também determinada por tais encontros.

 

Tenho plena consciência da estranheza dessa exigência, a qual não pode inspirar senão resistência. Soa como se o poeta visasse ter em si um caos de conteúdos opostos e conflitantes. Em princípio, eu teria muito pouco o que opor a essa séria objeção.

 

O poeta está mais próximo do mundo quando carrega em seu íntimo um caos; no entanto, e este foi nosso ponto de partida, sente responsabilidade por esse caos — não o aprova, não se sente bem com ele, não se crê importante por ter em si espaço para tanta coisa contraditória e desconexa, mas odeia o caos, e não perde jamais a esperança de dominá-lo em prol dos outros e de si mesmo."

 

 Abordaremos estas e outras direções, as alternativas, reflexões filosóficas, ideias e fatos de algumas escolhas no âmbito da existência humana hoje.

 


 

Número de vagas - 35.

 


 

 Como efetuar a inscrição -

1. Se você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças e sextas-feiras à noite, 19h00), ou do curso Uma Educação do Pensamento, escreva para institutopackter@uol.com.br  informando que solicita uma vaga para o curso "Escolhas". Não é necessário enviar qualquer outro dado.

 

Se não é aluno dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, CPF e e-mail.

 

 

2. Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde que tenhamos vagas.

 

 

3. Enviaremos até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.

 

 


 

4. Valor da inscrição -

 

 73,00 - para alunos dos cursos avançados (ou do curso Uma Educação do Pensamento) do Instituto Packter que farão pelo Zoom.

 

 380,00 - para o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.

 


 

5. Não é fornecido certificado neste evento.

 

6. Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.

 

** as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de chegada dos e-mails.

 

*** ao final do dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.

 

 

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