Explicação -
É
compreensível que recursos como
ChatGPT, Blender
Bot 2,
Galactica, Bard e outros tragam esperanças, receios, confusões, muitas
indagações.
Historicamente
tem sido assim. Quando Gutenberg mostrou que meios mecânicos poderiam
reproduzir códices velozmente, enquanto até então isso levava semanas,
houve alegrias, temores, comentários de várias ordens.
E o
Enciclopedismo, século XVIII, na França? Dentro do Iluminismo, causou
imensas movimentações na alma humana.
São muitos
os exemplos ao longo da história da humanidade.
Agora
estamos diante de um exemplo de novo Enciclopedismo inteligente que
propiciará em meses desenvolvimentos que seriam realizados em anos em
diversas áreas. Mas traz com ele algumas questões importantes que causam
apreensões, dilemas. São questões que pedem atenção e cuidados.
Um dos
benefícios é um provável novo pacto social, semelhante ao que houve a
partir de 1860 na Europa, com o aparecimento das sociais democracias.
O
Estado poderá talvez finalmente cumprir as funções consultivas,
administrativas e as judiciárias de modo eficaz sem ser um incômodo para
a pessoa. Em um novo pacto social
teremos a oportunidade de construir modelos sofisticados, aprimorados de
novas sociais democracias. Um dos elementos importantes que pode
colaborar com os estratos que surgem é a gratuidade em ampla margem.
O que é
isso? Entre outras coisas, que o próprio exercício de viver é seu
sustento e justificativa; ou seja, menos trabalho e mais recursos para a
pessoa.
Mas como é
possível e como isso se traduz na prática do cotidiano?
Este é o
tema do nosso estudo de março.
Hannah
Arendt escreveu em "Entre o passado e o futuro":
"O
mundo, visto que feito por mortais, se desgasta, e, dado que seus
habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como
eles. Para preservar o mundo contra a mortalidade de seus criadores e
habitantes, ele deve ser, continuamente, posto em ordem. O problema é
simplesmente educar de tal modo que um por-em-ordem continue sendo
efetivamente possível, ainda que não possa nunca, é claro, ser
assegurado. Nossa esperança está pendente sempre do novo que cada
geração aporta; precisamente por basearmos nossa esperança apenas nisso,
porém, é que tudo destruímos se tentarmos controlar os novos de tal modo
que nós, os velhos, possamos ditar sua aparência futura."
Educar
consistiria em ir além. Por exemplo, Paul Feyerabend pergunta se a
ciência é de fato bem sucedida e apropriada para sozinha conduzir as
coisas. Em seguida ele indaga se existe uma única visão científica do
mundo. E então exclama que intelectuais, especialmente os modernos,
evidenciam que o materialismo "foi refutado pela própria ciência".
"A
mecânica quântica, dizem eles, indica que as principais características
do mundo entendido em termos materialistas simplesmente não fazem parte
da realidade observada, mas aparecem quando os observadores agem de
maneira apropriada. Do contrário, presumir sua existência nem sequer
faria sentido. Portanto, o materialismo não descreve o mundo como é “em
si e por si”, mas sim um aspecto de uma entidade desconhecida."
Diferenciar
os elementos não é propriamente sempre simples. São muitos os filósofos
que trabalham e que trabalharam nestes fundamentos.
Você sabia
que de 1929 a 1932 Walter Benjamin realizou diversas falas para crianças
na rádio alemã? São notáveis ensinamentos sobre educação, ética,
aprendizagem para um amanhã. Um exemplo a seguir, um dos modos como as
gratuidades ensaiavam seus começos há muito tempo:
"Nas
primeiras histórias do Doutor Fausto havia diversos trechos aos quais as
pessoas reagiam como nós reagimos hoje às histórias de fantasmas,
histórias que achamos esquisitas, às vezes assustadoras, às vezes
divertidas, sem ficar pensando muito sobre aquilo tudo depois. Mas havia
também trechos diferentes e leitores diferentes. A física e a química
eram qualificadas como formas de magia natural, o que nos demonstra bem
como esta magia não significava o contrário das práticas mágicas, como
entendemos hoje em dia. Quando em algumas histórias, por exemplo, a
magia de Fausto consistia em apresentar aos príncipes ou estudantes
curiosos os retratos dos gregos antigos, Homero, Aquiles, Helena e
outros, e quando por outro lado, alguns leitores já tinham visto ou
ouvido falar da Lanterna magica, esse conhecimento de forma alguma
servia como refutação, ao contrário, só vinha confirmar os poderes
mágicos do Doutor Fausto."
As
gratuidades não constituem o único aspecto, mas são um dos novos e
promissores aspectos em nossos dias muito em breve.
Convido ao
trabalho desses temas em nosso evento de estudos.
Um abraço,
Lúcio
Número
de vagas -
35.
Como
efetuar a inscrição -
1.
Se
você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças
e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva
para
institutopackter@uol.com.br
informando que solicita uma vaga
para o curso "As
Gratuidades".
Não é necessário enviar qualquer outro dado.
Se não é aluno
dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf
e e-mail.
2.
Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando
uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde
que tenhamos vagas.
3. Enviaremos
até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre
os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.
4. Valor da
inscrição -
130,00
de gratuidade para cada inscrito!
Restando
portanto o valor de 155,00 (já descontada a gratuidade) - para
alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo
Zoom.
256,00,
já descontada a gratuidade, para
o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.
5. Não é
fornecido certificado neste evento.
6.
Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.
**
as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de
chegada dos e-mails.
*** ao
final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações
com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.
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