Adequações

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19 de outubro

9h às 11h30

13h às 16h

 

 


 

 

 

Porosidades

 

 

Exemplo de porosidades.

Refugees in My Studio (1940), de Frederick William Elwell.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, a obra reflete o impacto do conflito em civis, mostrando um grupo de refugiados dentro do estúdio do artista. A luz suave que entra pelo telhado de vidro dá um ar acolhedor à cena, com várias figuras, incluindo mulheres e crianças, reunidas ao redor de uma mesa.

 

 


 

 

 

 

Um tempo newtoniano, um tempo newtoniano quântico

 

 

Exemplo de um tempo newtoniano, um tempo newtoniano quântico

Drying Nets, de Alfred Sisley.

 

Pescadores Espalhando suas Redes é uma pintura a óleo criada em 1872 por Alfred Sisley, atualmente exibida no Museu de Arte de Kimbell. A obra retrata uma cena próxima à vila de Villeneuve-la-Garenne, onde pescadores estão envolvidos em suas atividades diárias. Assim como em outras peças do mesmo período, como O Sena em Argenteuil e O Sena em Port-Marly, Pilhas de Areia, ambas também de 1872, Sisley captura trabalhadores à beira do Rio Sena, em Argenteuil, na região de Val-d'Oise.

 

 


 

 

 

Fragmentação

 

 

Exemplo de fragmentação.

Trouville (1864), obra de Eugène Boudin.

Boudin era fascinado pelas paisagens costeiras, e Trouville-sur-Mer, uma cidade litorânea na Normandia, foi um de seus temas favoritos. Ele retratou repetidamente as praias, os barcos e a luz suave da região em muitas de suas obras.

 

 


 

 

Sobreposição

 

 

Exemplo de sobreposição.

The Visitation (1640), obra de Rembrandt.

 

"A inclusão sem precedentes de uma criada negra em A Visitação, de Rembrandt, evoca o alcance global da nova fé, conforme expressado no início do Cristianismo no Evangelho de Lucas (1:39–56) e mais tarde reiterado por Erasmo e Jacobus Revius. As características e o traje africanos da mulher teriam ressoado com os mercadores holandeses por volta de 1640, quando a Companhia das Índias Ocidentais embarcou plenamente no comércio de pessoas escravizadas na África e no Atlântico. A criada levanta questões morais, religiosas e socioculturais sobre as atitudes em relação ao colonialismo e à escravidão, que podem ter influenciado Rembrandt e informado a recepção contemporânea da pintura. Ao oferecer três identidades hipotéticas para o modelo anônimo, mas presumivelmente vivo—seja uma mulher escravizada ou livre do bairro de Rembrandt em Amsterdã—, este ensaio se une a uma onda de estudos que utilizam evidências contextuais para corrigir o apagamento de pessoas negras dos registros históricos."

fonte - Journal of Historians of Netherlandish Art

 

 


 

 

Uma luz transcendente

 

 

 

 

Exemplo de uma luz transcendente

Descanço ao meio dia (1866), de Jean-François Millet.

 

Aobra trazdois camponeses, um homem e uma mulher, fazendo uma pausa durante o trabalho no campo. Eles estão sentados no chão, cercados por feixes de trigo, aproveitando um momento de descanso sob o calor do meio-dia. A cena é simples e tranquila, destacando a vida rural, um tema constante nas obras de Millet, que sempre procurou mostrar a dignidade e a dureza do trabalho agrícola. A luz suave e a composição serena trazem uma sensação de paz e contemplação.

 

 

 

 

 

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