19 de outubro
9h30 às 12h
14h30 às 18h30
Porosidades
Exemplo de porosidades.
Refugees in My Studio (1940), de
Frederick William Elwell.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a obra
reflete o impacto do conflito em civis, mostrando um grupo de refugiados
dentro do estúdio do artista. A luz suave que entra pelo telhado de
vidro dá um ar acolhedor à cena, com várias figuras, incluindo mulheres
e crianças, reunidas ao redor de uma mesa.
Um tempo newtoniano, um tempo
newtoniano quântico
Exemplo de um tempo newtoniano, um tempo
newtoniano quântico
Drying Nets, de Alfred Sisley.
Pescadores Espalhando suas Redes é uma
pintura a óleo criada em 1872 por Alfred Sisley, atualmente exibida no
Museu de Arte de Kimbell. A obra retrata uma cena próxima à vila de
Villeneuve-la-Garenne, onde pescadores estão envolvidos em suas
atividades diárias. Assim como em outras peças do mesmo período, como O
Sena em Argenteuil e O Sena em Port-Marly, Pilhas de Areia, ambas também
de 1872, Sisley captura trabalhadores à beira do Rio Sena, em Argenteuil,
na região de Val-d'Oise.
Fragmentação
Exemplo de fragmentação.
Trouville (1864), obra de Eugène Boudin.
Boudin era fascinado pelas paisagens
costeiras, e Trouville-sur-Mer, uma cidade litorânea na Normandia, foi
um de seus temas favoritos. Ele retratou repetidamente as praias, os
barcos e a luz suave da região em muitas de suas obras.
Sobreposição
Exemplo de sobreposição.
The Visitation (1640), obra de Rembrandt.
"A inclusão sem precedentes de uma criada
negra em A Visitação, de Rembrandt, evoca o alcance global da nova fé,
conforme expressado no início do Cristianismo no Evangelho de Lucas
(1:39–56) e mais tarde reiterado por Erasmo e Jacobus Revius. As
características e o traje africanos da mulher teriam ressoado com os
mercadores holandeses por volta de 1640, quando a Companhia das Índias
Ocidentais embarcou plenamente no comércio de pessoas escravizadas na
África e no Atlântico. A criada levanta questões morais, religiosas e
socioculturais sobre as atitudes em relação ao colonialismo e à
escravidão, que podem ter influenciado Rembrandt e informado a recepção
contemporânea da pintura. Ao oferecer três identidades hipotéticas para
o modelo anônimo, mas presumivelmente vivo—seja uma mulher escravizada
ou livre do bairro de Rembrandt em Amsterdã—, este ensaio se une a uma
onda de estudos que utilizam evidências contextuais para corrigir o
apagamento de pessoas negras dos registros históricos."
fonte -
Journal of Historians of Netherlandish Art
Uma luz transcendente
Exemplo de uma luz transcendente
Descanço ao meio dia (1866), de
Jean-François Millet.
Aobra trazdois camponeses, um homem e uma
mulher, fazendo uma pausa durante o trabalho no campo. Eles estão
sentados no chão, cercados por feixes de trigo, aproveitando um momento
de descanso sob o calor do meio-dia. A cena é simples e tranquila,
destacando a vida rural, um tema constante nas obras de Millet, que
sempre procurou mostrar a dignidade e a dureza do trabalho agrícola. A
luz suave e a composição serena trazem uma sensação de paz e
contemplação.
Retorno à
página inicial
|