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		Uma Educação da Emoções 
		 conteúdo programático 
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		estudos  semanais com 50 minutos de duração - 
		   
		  
		  Prezado Estudioso, O que são emoções 
		educadas? É não reagir quando se 
		é insultado ou injuriado? É manter-se sempre em um limbo, sem 
		exacerbações para as alegrias e para as tristezas? Ou seja, ser morno no 
		exercício da afetividade? As emoções educadas são 
		aquelas que, por exemplo, amam com moderação, perdoam com parcimônia, 
		sentem saudade com delicadeza, sem choros convulsivos? Educar as emoções 
		consiste em fazer com que sejam comedidas e se comportem de acordo com o 
		andamento das coisas? Ottavio 
		afirma que ama Lucrezia, mas que quer ser amado. Diz que a respeita, mas 
		que deseja ser respeitado. Isso é escambo ou amor? Poderia ser ambas as 
		coisas? Bia afirma que Taddeo 
		não lhe dá paz, que ele não a compreende, que tudo o que ela faz está 
		errado, que nada, para ele, está bom. Um terapeuta ouviu Bia e perguntou 
		a ela se ela se dava paz, se ela se compreendia, se ela considerava 
		certo algo que fazia, se algo, de fato, estava bom para ela. Lorelei 
		afirma que o relacionamento não a completa. Não completamente... Quais seriam os 
		caminhos que emoções elaboradas e educadas escolheriam? E quais 
		critérios poderíamos aplicar para determinar a natureza de afetividades 
		educadas? Por vezes, aspectos que lisonjeiam, atraem ou distorcem podem 
		apresentar traços de sofisma e falácia, parecendo ser emoções educadas. 
		No entanto, nessas situações, há uma tendência a comprometer a qualidade 
		das emoções.  Uma das questões 
		prementes e graves é que, ocasionalmente, discernir entre educação e 
		deseducação, ou entre educação que serve a propósitos prejudiciais, pode 
		ser uma tarefa desafiadora e complexa. O que ocorre para que 
		as emoções pareçam se portar como criaturas mimadas, como inimigas da 
		pessoa? Elas são frequentemente impertinentes e, por vezes, abusivas? A 
		pessoa não as educou? Ou as educou de maneira contraproducente? As emoções podem ser 
		reeducadas? O que isso significa? Este estudo, embasado 
		na abordagem da Filosofia Clínica, visa explorar algumas dimensões que 
		podem contribuir para orientar questões como essas e outras semelhantes: 
		ajustes, abordagens, exercícios e discussões de natureza filosófica. Assim como alguns não 
		sabem combinar roupas, há quem se atrapalhe com o exercício das emoções, 
		oferecendo fúria quando o adequado seria indignação; sentindo medo 
		quando a indicação é por prudência; ou se apaixonando sempre por alguém 
		"errado". Outros mostram falta de 
		fôlego nas afetividades, duram pouco; muitos não possuem fluência nas 
		afetividades, pois não praticaram no campo da alma. - Quando você for 
		grande, você vai ver! Não poderá brincar, tudo será pesado e chato. Vai 
		viver pagando contas, preocupado, com medo. Não pense que será divertido 
		e quentinho como é aqui em casa. Uma criança, ao ouvir 
		isso e considerar verossímil, teria quais estímulos para crescer e 
		amadurecer? Isso tem a ver com muitos adultos infantilizados? Há multidões de adultos 
		que fizeram outros caminhos e trouxeram da infância a poesia, a 
		criatividade, a diversão e o devaneio para o mundo adulto; muitos se 
		tornaram adultos inspirados, responsáveis, dinâmicos e vivos. É imensa a quantidade 
		de pessoas que padecem, que sofrem das dores emocionais. Nosso trabalho cuidará 
		dessas e de outras questões dos nossos dias   Com meu abraço,   Lúcio Packter   
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