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Arquivo com os Exercícios de Filosofia Clínica contendo as respostas comentadas:

 

Leia o que uma colega nos escreveu. Depois, faça a seguinte reflexão: Filosofia Clínica é da área da educação ou da saúde?

 

"Venho trabalhando para que meu município reconheça a especialização em "Filosofia Clínica" como sendo da área da Educação para fins de promoção, de acordo com a legislação municipal que exige que os cursos sejam da área da educação. Mas não tenho conseguido demovê-los do entendimento de que a Filosofia Clínica seja única e exclusivamente da área da Saúde, como já se posicionou a municipalidade."

 

                                         ("O que uma pessoa vê quando contempla um jardim?)




Resposta:

 

O que uma pessoa vê quando contempla um jardim?

 

Em textos, em aulas, workshops que faço por todo o país explico que em meu entendimento a Filosofia Clínica não está na área da Educação e da Saúde, mas que pode se direcionar a elas, se reportar, atuar conjuntamente.

 

Consideremos a questão da Saúde. A Filosofia Clínica não utiliza termos como normalidade e patologia, doença e cura; o que tem ela a ver diretamente com as questões psiquiátricas, médicas na condição humana?

 

No entanto, a Filosofia Clínica diz respeito à existência e pode ter muitos elementos indiretos de relação com a Educação e com a Saúde. Ainda que estas relações existam, a Filosofia Clínica não é uma disciplina médica feito Neurofisiologia ou uma disciplina da educação como Português ou Matemática. A priori, não é. Dependendo dos desdobramentos, pode vir a ser, como um adendo, um complemento, um desenvolvimento. Hoje, em todo o país, vários cursos, como o de Pedagogia da Faculdade Católica de Anápolis, complementam o programa curricular  inserindo a Filosofia Clínica como uma disciplina.

 

É promissor o trabalho que filósofos clínicos têm realizado em hospitais e escolas, aproximando e estreitando os vínculos com as áreas da Saúde e da Educação. Hoje há cursos de pós-graduação como Filosofia Clínica e/na Educação que podem ser de grande utilidade, como o das Faculdades Itecne, em Cascavel e Curitiba.

 

O fato de termos no conteúdo programático introdução à Psiquiatria, à Farmacologia, à Neurofisiologia e as disciplinas Didático Pedagógicas enfatiza a necessidade de interdisciplinaridade, de conversação com estas áreas, tanto quanto outras como História e Religião.

 

Mas afirmar que o curso de Filosofia Clínica oferecido pelo Instituto Packter, com o conteúdo programático que possui, está na área da Educação ou da Saúde me parece demasiado, um engano de interpretação. É apenas a minha opinião e conheço colegas que discordam dela. Meus alunos conhecem minhas opiniões sobre o tema, desde o que escrevi nos cadernos até o que tenho manifestado em nossas aulas.

 

Então, a qual área diz respeito a Filosofia Clínica, se levarmos em consideração a classificação utilizada em nossas Universidades?

 

Está na área de Humanas, assim como Direito, Filosofia, História, Artes Plásticas e Pedagogia.

 

                                                       Lúcio Packter

 

 

 

                                                              

 

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