Instituto Packter
www.filosofiaadistancia.com.br
Arquivo com os Exercícios de Filosofia Clínica contendo as respostas comentadas:
quantas andorinhas para um verão
Delmiro Gouveia estava com graves problemas financeiros por volta dos 40 anos. Mudou-se para uma aldeia chamada Pedra, perto do rio São Francisco, sertão de Alagoas, e logo enriqueceu. Utilizou a energia da cachoeira de Paulo Afonso, lá ele ergueu uma usina, instalou uma fábrica de linhas de coser, desafiando o monopólio do setor, em poder dos ingleses. Delmiro revolucionou tudo o que se conhecia em termos de empresa; construiu uma vila operária, colocou escolas, hospital, cinema. Mas foi implacavelmente hostilizado pelos ingleses que queriam sua fábrica; Delmiro resistiu. Em 1917, foi assassinado em Pedra (hoje o lugar tem seu nome). A fábrica então foi vendida e destruída. O crime nunca foi elucidado...
Delmiro é um triste exemplo de que uma andorinha não faz verão. Hoje, no mundo empresarial, não é mais possível remar sozinho contra a maré.
( ) correto ( ) incorreto ( ) correto, ainda mais com a teimosia de Delmiro Gouveia.
Resposta - incorreto.
Há inúmeros exemplos de verões com uma única andorinha, de verões sem andorinha. Nada há também que impeça alguém de remar sozinho contra a maré no mundo empresarial. Delmiro Gouveia, por exemplo.
voltar ao acervo de exercícios com respostas comentadas
www.filosofia.com.br (Só Filosofia - um portal completo sobre Filosofia)
www.filosofiaadistancia.com.br (para cursar Filosofia acadêmica a distância)
www.filosofiaclinicaonline.com.br (para cursar Filosofia Clínica a distância)
www.filosofiaclinica.com.br (tudo sobre Filosofia Clínica)
www.hojemelhor.com.br (uma contribuição filosófica para o nosso tempo)