25 de outubro de 2010

Querido colega,

Os dias que antecedem a partida para um país distante pedem considerações peculiares. Pela EP do nosso grupo, passarei alguns comentários que podem auxiliar. Em geral, algum preparativo para a viagem que tardou é preferível que agora seja esquecido do que provocar um episódio de ansiedade. Exemplo: é muito difícil agora perder dez quilos em duas semanas. Assuntos que podem ser adiados provavelmente ficam muito bem se forem adiados. Principalmente aqueles assuntos que não podem ser resolvidos em menos de vários semanas.

Mas e se você não providenciou quem cuide da casa e do cachorro? E se uma vistoria em sua empresa é passível de ocorrer exatamente enquanto você estiver fora? E se a sua tia, aquela que criou você quando sua mãe caiu doente, estiver para ser internada para operar a vesícula? E se algo que estiver em andamento, e que você não sabe direito o que é, mas pressente ser algo importante, acontecer em sua ausência? E se algo estiver apenas aguardando a sua ausência para acontecer?

Olhe, o que vou escrever não é novidade. Tudo isso acontece. Tem gente que chegará a Israel e não vai querer voltar porque foi informado pelo Twitter que foi demitido. Puxa vida, pela Twitter... Sabe como é o outro sinônimo para viagens? É imprevisto. Aviões atrasam, o chuveiro do quarto não tem água quente, o colega de quarto usou todo o seu xampu; se não usou porque é careca, onde afinal foi parar o seu creme dental caro feito em farmácia de manipulação?

Eu sei que você gostou das dicas sobre horário, alimentação, repouso que eu passei; até recomendou aos seus familiares. Só esqueceu mesmo é de fazer. Tudo bem. Gostar já é fazer um pouquinho. Descanse, está bem? Não perca uma tarde inteira atrás de uma mala em couro de jacaré para impressionar os colegas. Ninguém saberá que é de jacaré, mesmo que você conte. Aprendeu umas palavrinhas em hebraico? Eh eh eh... para quê, hein? Os israelitas vão falar em inglês conosco.

Descanse. Tire da tomada. Beba água mineral, pegue algum filme engraçado, roa um pouco as unhas para aliviar o stress, mas cuide para que as unhas sejam as suas. Olhe uns Power points com frases do Garcia Marquez, que aliás não são dele, mas parecem muito. Não conseguiu estudar a sua parte para apresentar na viagem? E daí? Achou que eu iria importunar você com isso? Vou, claro, mas só de brincadeira. Entre no clima, está bem? E o clima é sereno, é paz, é um olhar que se escorrega até se tornar silêncio. O vestido não ficou pronto, eu sei. Sua mulher inventou na última hora que se ela não for também você não vai. Você está nervoso porque não sabe como domesticar sua gastrite. Quer saber todos os detalhes, mas ninguém lhe explicou, também porque isso é impossível...

Enfim, descanse. A hora da correria passou.

Pela EP do nosso grupo, estas são algumas recomendações valiosas.

Um abraço,

Lúcio

 

carta 33

retorno ao índice de cartas